Arquivo da categoria: Eventos

FÓRUM DEBATE RESIDÊNCIA MÉDICA E SAÚDE DOS MÉDICOS

ANMR participou do 4º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, promovido pelo Conselho Federal de Medicina, no Piauí (08 e 09/05). O fórum contou com a participação da Associação Médica Brasileira e debateu importantes temas de interesse dos médicos e residentes.
“A ANMR participou do Fórum fazendo parte da mesa de abertura e apresentando um panorama atual da residência médica, expondo dados atuais do número de residentes no Brasil, das denúncias que chegam à Associação e, também, reiterando a nossa preocupação com a saúde mental dos nossos residentes. No Fórum, muito se falou sobre os altos níveis de depressão, burnout e suicídio. Discutiu-se estratégias de reconhecimento do problema e de ajuda para aqueles que estão em sofrimento. Aproveitamos para lembrar para quem nos lê que a ANMR representa os residentes e está à disposição para ajudar. Parabenizamos os organizadores do Fórum, estava realmente muito bom, palestras de alta qualidade e ambiente acolhedor.”, declarou a presidente da ANMR, Pauline Elias Josende.

#MedicoJovem #FuturoMedicina #ForumIntegração #AmbMedicoJovem #AnmrMedicoJovem

ANMR PARTICIPA DO 4º FÓRUM NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DO MÉDICO JOVEM

A Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) vai participar do 4º Fórum Nacional de Integração do Médico Jovem, que será realizado em Teresina no Piauí, nos dias 8 e 9 de maio.

Com o slogan “Construindo o futuro da Medicina Brasileira”, o evento, promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), vai debater importantes temas de interesse dos médicos residentes e estudantes. A presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Pauline Elias Josende, vai participar do Fórum.

Serão debatidos no evento: a realidade da Residência Médica no Brasil, a saúde mental dos médicos, suicídio entre médicos e estudantes de medicina, além de Carreira Médica de Estado, o médico como formulador de políticas em escala mundial, o cenário atual e as perspectivas do mercado de trabalho, e novas tecnologias na medicina com foco no resultado para o paciente.

O evento será no Metropolitan Hotel – Av. Frei Serafim, 1696 Centro (Sul).

CREMERJ PREMIA RESIDENTES E LIGAS ACADÊMICAS

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro irá premiar os residentes e também as ligas acadêmicas que estudam no Estado. Esta é a 15ª premiação de Residência Médica, um reconhecimento já aguardado pelos residentes do Rio de Janeiro. Além do tradicional prêmio para os residentes, o Conselho também irá homenagear as ligas acadêmicas.
O prazo para inscrever os trabalhos e enviá-los vai até o dia 21 de fevereiro. Já a apresentação dos trabalhos selecionados será no dia 28 de março no Auditório do CREMERJ, localizado na Praia do Botafogo.
Não perca esta oportunidade, acesse o site do CREMERJ, confira o regulamento e participe!

CONTAGEM REGRESSIVA PARA O 52º CONGRESSO DA ANMR

Faltam só três dias para o 52º Congresso Nacional de Médicos Residentes que vai acontecer na sede da Associação Catarinense de Medicina, na belíssima cidade de Florianópolis, capital do estado catarinense, neste fim de semana. A abertura do Congresso será nesta sexta-feira (18/01), às 18h, com as boas-vindas do presidente da ANMR, Juracy Barbosa, que estará encerrando seu mandato à frente do comando da Associação Nacional dos Médicos Residentes.

“Durante o 52º Congresso vamos debater os temas que são mais sensíveis para os médicos residentes de todo o Brasil. É preciso repensar urgentemente a Residência Médica em nosso país. Desde a quantidade de vagas insuficientes, a qualidade dos cursos ofertados pelas instituições, a falta de estrutura adequada para uma boa prática das atividades, a falta de preceptores qualificados e remunerados para tal fim. Temos que falar também de mais rigor nos processos de fiscalização e de como fazer para melhorar as condições da formação de nossos médicos. Também vamos debater sobre como fazer para melhorar as condições de trabalho, o que envolve condições adequadas de funcionamento dos serviços, remuneração justa de residentes e preceptores e respeito extremo às regras vigentes. Não podemos mais aceitar a abertura de serviços que busquem única e exclusivamente uma mão de obra barata“, antecipou Juracy Barbosa, presidente da ANMR.

O evento, que vai durar dois dias (18 e 19/01), abordará outros temas de interesse da Residência Médica, como mercado de trabalho, gestão de carreira e empreendedorismo. Na oportunidade ocorrerá também a posse da nova diretoria para o exercício 2019, bem como a primeira edição do prêmio Adnan Neser, com a presença do homenageado.

Veja a programação em: http://anmr.org.br/wp-content/uploads/2019/01/Programa-do-Congresso.jpg

XXX Congresso de Medicina Nuclear

**Reserve já em sua agenda de 12 a 14 de Novembro!**
**Neste ano o evento acontece em São Paulo no Hotel Caesar Business
Faria Lima.*

Tradicionalmente o Congresso da SBMN integra todos os públicos
envolvidos com a MEDICINA NUCLEAR desde o início da cadeia produtiva de
radiofármacos, aos médicos
nucleares e de outras especialidades, residentes, biomédicos,
tecnólogos, biólogos, físicos, químicos, farmacêuticos e especialistas
que tenham interesse na
aplicabilidade de radioisótopos na medicina.

Confiamos que haverá a presença de todas especialidades profissionais
que atuam em MEDICINA NUCLEAR dos diversos Estados brasileiros para
incrementar as discussões.
Além da oncologia, o foco também será a cardiologia e a neurologia.
www.sbmn.org.br/congresso2016/

Hotel Caesar Business Faria Lima – Rua Olimpíadas, 205 | Vila Olímpia |
São Paulo | Brasil

Convocação para Reunião da Direção Nacional

Eu, na condição de presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes – ANMR, e de acordo com o capítulo III, do Estatuto da Associação Nacional de Médicos Residentes (em anexo), convoco para REUNIÃO DA DIREÇÃO NACIONAL, a ser realizada em 09 de agosto de 2016, na cidade de Brasília, às 19h, local a definir, TODOS OS MEMBROS DA DIRETORIA EXECUTIVA E UM REPRESENTANTE DE CADA ASSOCIAÇÃO ESTADUAL DE MÉDICO RESIDENTE, indicado pelo presidente de cada entidade.

Segue a pauta da reunião:
– Situação da residência médica no âmbito nacional;
– Atualização dos itens do termo de acordo assinado com MEC e MS em 31/12/15 como término da paralisação nacional dos médicos residentes;
– Situação das associações estaduais;
– Organização do 50º Congresso Nacional dos Médicos Residentes;
– O que mais ocorrer.

Naiara Costa Balderramas
Presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes

Convocação reunião 09.07.2016

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA ANMR

O Presidente da ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS RESIDENTES – ANMR, no uso das atribuições que lhe confere os Estatutos Sociais, convoca todos os Associados desta entidade, para participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 14 de outubro de 2015, às 21h00, no Majestic Palace Hotel, Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, 2746 – Centro, Florianópolis – SC, CEP: 70200-003, em primeira convocação ou 30 minutos após com qualquer número de associados presentes, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

  1. Atualização do cronograma do movimento nacional de valorização da residência, com possibilidade de nova paralisação para garantir execução das pautas do movimento;
  2. Outras pautas que se julgarem necessárias.

Brasília, 07 de outubro de 2015.

Arthur H. Danila

Presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes

ANMR – Gestão 2015

Plenária do CREMESP manifesta apoio ao Movimento da ANMR

Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) participa de Plenária do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), que se posiciona favoravelmente ao MOVIMENTO NACIONAL DE VALORIZAÇÃO DA RESIDÊNCIA MÉDICA proposto pela entidade.

Próximo à data da Paralisação Nacional dos Médicos Residentes, marcada para dia 24 de setembro, ato que faz parte do cronograma do referido Movimento, e apoiada amplamente pela AMERESP, os representantes das duas entidades receberam apoio dos Conselheiros e tiveram a oportunidade de discutir pontos importantes do Movimento Médico Residente no país.

Presidente do CREMESP Dr. Bráulio Luna Filho, Conselheiro Nívio Lemos Moreira Junior e membros da ANMR durante Plenária do CREMESP
Presidente do CREMESP Dr. Bráulio Luna Filho, Conselheiro Nívio Lemos Moreira Junior e membros da ANMR durante Plenária do CREMESP

REPASSE ANMR – Reunião MEC 26/08/2015

Em 26 de agosto de 2015, a Associação Nacional dos Médicos Residentes conseguiu, nove meses após a primeira solicitação, uma audiência com o Secretário Nacional de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura, Prof. Dr. Jesualdo Pereira Farias.

 

Reunião ANMR com SESU no MEC
Reunião ANMR com SESU no MEC

 

Além do próprio secretário e representantes da ANMR participaram da reunião: Dr. Florentino Cardoso, Presidente da Associação Médica Brasileira, Dr. José Antônio Romano, Diretor da Federação Nacional dos  icos, Deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), Dr. Vinícius Ximenez (Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde – MEC), Dr. Francisco Arsego (Secretário Executivo da CNRM) e Dr. Heider Aurélio Pinto (Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – MS).

O encontro foi bastante breve por outro compromisso na agenda do Secretário. No entanto, a ANMR apresentou a carta oficial do “Movimento de Valorização da Residência Médica”, expôs os pleitos dos médicos residentes e informou oficialmente o governo federal sobre a paralisação nacional do dia 24 de setembro.

Diante da demandas, o secretário se comprometeu a analisar as questões expostas e agendar novo encontro antes da data da paralisação para se posicionar sobre as pautas. O Deputado Mandetta se propôs a organizar uma audiência pública no Congresso para tratar exclusivamente da situação da Residência Médica no país independente das ações do Executivo.

Dada a importância e magnitude do movimento dos médicos residentes, a ANMR esperava um encontro de maior duração e maior pró-atividade por parte do MEC. No entanto, em prol do debate manterá o canal de comunicação aberto para buscar soluções junto ao MEC para as mazelas vivenciadas diuturnamente por nossos colegas.

O encontro reforça a necessidade iminente de mobilização de todos os médicos residentes. Nossas pautas serão atendidas apenas com muito empenho de todos. O cronograma do movimento será mantido.

Juntos pela Residência Médica!

Associação Nacional dos Médicos Residentes

INFORME OFICIAL ANMR – PARALISAÇÃO NACIONAL DOS RESIDENTES EM 24/09

ANMR #valorizeresidenciamedica

Caros Colegas Residentes,

Após a promulgação da Lei dos Mais Médicos nº 12.871 de 2013, a residência médica passou por transformações que comprometem profundamente sua qualidade. A situação se agrava a cada dia quando se associam o desmanche político da residência médica com o corte de verbas do SUS. Assim, em Assembleia Geral Extraordinária da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), realizada em 23 de agosto de 2015, a entidade decidiu por lançar o Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica.

As pautas e objetivos do presente movimento são:

  1. Aumento da representação das entidades médicas na composição da CNRM e fim da câmara recursal;
  2. Fiscalização imediata de todos os programas de residência do país para garantir a qualidade destes, antes da abertura de novas vagas. A fiscalização deverá ser realizada por médico de especialidade correspondente ao programa e representante dos médicos residentes;
  3. Revisão completa do texto do Decreto nº 8.497 de 4 de agosto de 2015 para garantir que a Residência Médica permanece como padrão ouro de formação de especialistas;
  4. Levantamento dos cortes orçamentários e suspensão destes em todos os writer serviços (hospitais, unidades básicas de saúde, etc.) em que atuam médicos residentes;
  5. Plano de carreira e de valorização para os Médicos Preceptores, com inclusão de remuneração adequada, desenvolvimento continuado e tempo exclusivo para atividades didáticas;
  6. Plano de carreira nacional para médicos do SUS com garantia de remuneração adequada, progressão de carreira, desenvolvimento profissional e educação continuada;
  7. Fim imediato da carência de 10 meses para que médicos residentes possam usufruir de seus direitos junto ao INSS;
  8. Cumprimento da legislação vigente sobre residência médica com a garantia do auxílio moradia;
  9. Isonomia da Bolsa de Residência Médica com bolsas oferecidas por outros programas de ensino médico em serviço do Governo Federal como PROVAB e Mais Médicos. A complementação deverá ser realizada com recursos dos Ministérios da Educação e Saúde para não onerar as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

Para que tais pleitos sejam atendidos, serão tomadas as seguintes ações dispostas em cronograma nacional único:

  • 26/08: Reunião com a Secretaria de Ensino Superior do MEC para entregar nossas reivindicações e informar do prazo de um mês para ações do governo;
  • 27/08: Lançamento oficial do movimento durante o VI Fórum Nacional de Ensino Médico do CFM;
  • 08/09 a 24/09: Panfletagem com a população assistida por médicos residentes sobre a atual situação destes profissionais e do SUS;
  • 24/09: PARALISAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS RESIDENTES a partir das 10h com manutenção apenas de atendimento de urgência e emergência.

O sucesso deste movimento e por consequência de nossos pleitos é diretamente relacionado a participação de todos. Assim, pedimos que todos os residentes entrem em contato com suas associações locais para se informar mais como participar, ou diretamente com a ANMR na ausência de um associação local.

Juntos pela Residência Médica de qualidade!

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS RESIDENTES – GESTÃO 2015