COMUNICADO ANMR – PARALISAÇÃO NACIONAL – 24/09

Brasília, 24 de setembro de 2015.

A todos os Médicos Residentes do Brasil,

A Associação Nacional dos Médicos Residentes vem por meio desta carta parabenizar todos os Médicos Residentes brasileiros que participaram da paralisação nacional e, bravamente, muitas vezes sob ameaças de seus superiores, integraram os atos em prol da Residência Médica nas 27 unidades federativas do país.

Sob as mais diversas condições climáticas, desde temperaturas de até 40ºC até chuva forte, mais de 10.000 residentes protestaram nas cinco regiões do país em defesa das nove pautas do “Movimento Nacional de Valorização da Residência Médica”.

Aqueles que participaram puderam sentir a dimensão do ato e perceberam que hoje foi um marco na história da Medicina brasileira. Agradecemos também àqueles que cumpriram os atendimentos em regime de plantão para que os colegas pudessem ir à rua.

Ainda, agradecemos a todas as entidades médicas e da sociedade civil organizada que apoiaram a causa nas manifestações em todo o país de maneira tão impactante e positiva.

O dia 24 de setembro de 2015 será conhecido com o “O Dia do Basta” pois os residentes disseram claramente que não aceitarão condições indignas de trabalho e que estarão prontos inclusive para atitudes mais drásticas caso as reivindicações não seja atendidas.

Desta forma, em reunião deliberativa realizada hoje, a ANMR respeitando as deliberações da Assembleia Nacional dos Médicos Residentes de 23 de agosto de 2015, decidiu manter estado de alerta com indicativo de paralisação por tempo indeterminado caso os pontos reivindicados não sejam negociados a contento – em reunião com a Secretaria de Saúde do MEC, apenas 3 das 9 pautas reivindicadas tiveram propostas objetivas pelo governo, mas são consideradas insatisfatórias pelo movimento, que aguarda a definição da data das próximas reuniões de negociação, previstas para outubro próximo.

O momento é de manter a união de todos e garantir ainda mais o crescimento de nosso movimento para que nossa causa seja vitoriosa. Lutamos pela Residência Médica de qualidade mas acima de tudo pela Medicina, pelo SUS e pela população brasileira.

Foi um orgulho andar ao lado de vocês!

Dia do Basta!

Associação Nacional dos Médicos Residentes – Gestão 2015

#ValorizeResidenciaMedica
#ResidenciaMedica
#ANMR
#paralisacaodia24
#diadobasta

 

HOJE FOI O DIA DO BASTA PELA VALORIZAÇÃO DA RESIDÊNCIA MÉDICA!!!